Você está em: Home, Artigos, FOCO parte 1: Definições de foco
08/06/2017

FOCO parte 1: Definições de foco

O que suas distrações estão te custando?

Foco é a capacidade de concentrar esforços e energia para algo que precisa ser feito. O focar em uma tarefa ou objetivo exige que nos afastemos de outras demandas e distrações que possam aparecer em nosso caminho.

Ter foco é a maneira mais rápida e eficiente de ser bem sucedido em algo, já que nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos determinada tarefa. Você já percebeu como fica a qualidade de algo que não colocamos foco?

É provado que é a atenção que fornece os mecanismos que sustentam nossa consciência do mundo e a regulação dos nossos pensamentos e sentimentos, assim quanto menos nossa mente divaga mais conseguimos registrar o que está acontecendo aqui e agora.

O aprendizado é um dos pontos mais afetados pela falta de foco, pois, ele somente é efetivo quando temos atenção focada, do contrário nada ou quase nada ficará armazenado em nosso cérebro. Você sabe o quanto aprendeu em uma aula ou leitura quando não estava focado?

Um fator que favorece diretamente o nosso foco é o quão prazeroso é a atividade, tarefa ou aprendizado a que nos submetemos. Quanto mais prazerosa, mais focados, envolvidos e atentos ficamos, tendendo a entrar em flow (fluxo, quando se perde a noção de tempo). Você lembra qual foi a última vez que perdeu a noção de tempo por estar extremante entregue e focado no que estava fazendo?

O foco é algo que vem de dentro, da nossa autoconsciência, atenção, vontade, concentração e perseverança, já as distrações surgem de forma interna e externa a nós.

Algumas pessoas têm mais dificuldades de lidar com as distrações internas (pensamentos, sentimentos, lembranças, impaciência etc) e outras com estímulos e distrações externas (e-mails, ligações, sobrecarga de informações, redes sociais, opiniões, chats, blogs, pessoas conversando, convites, barulhos e tudo mais que nos rodeia). Descobrir se a nossa maior dificuldade são as distrações internas ou externas é um grande passo para começar a eliminar o que nos atrapalha.

Aprofundando mais um pouco, dividimos o foco em micro e macro. Foco Micro são tarefas e atividades que temos que fazer ao longo do dia, que podem ser ligados diretamente ou não ao nosso foco Macro.

Foco macro é aquele objetivo maior, aquilo por que se trabalha, para que se trabalha, é algo mais complexo e de longo prazo.

Os focos micro e macro se complementam daí a necessidade de saber o que se quer para guiar nossas ações e alimentar ambos.

Temos tendência a nutrir somente os focos micro, quanto mais distante no tempo se encontra uma recompensa futura, menor é a motivação imediata para consegui-la. Por isso pouca gente consegue manter o foco na sua visão de futuro, nas metas de longo prazo, que são o foco macro.

É no foco macro que mora nossa grande realização e satisfação pessoal de ter um grande objetivo ou sonho alcançado, é o foco macro que dá sentido aos nossos esforços, a nossa existência e nos traz motivação. Você já teve a sensação de que cumpriu muitas atividades, tarefas, ao longo de um dia, semana, mês ou ano mas ao final sentiu que nada progrediu, nada realizou?

Ter Foco ou ser uma pessoa Focada é uma habilidade e por isso pode ser treinada e obtida por todos, mas para isso, o primeiro passo para se ter foco na vida tanto a nível micro como macro é: SABER DEFINIR O SEU FOCO MACRO.

O que você quer alcançar? Qual é o seu objetivo final definido para longo prazo? Qual é aquela única e mais importante coisa que você deseja alcançar?

 

Continua na parte 2 

 

Por Marina Godinho

© 2015 - MARINA GODINHO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS